21/09 – ONU conclama pelo cessar-fogo no Dia Internacional da Paz

ONU pede que Mundo observe um minuto de silêncio em nome da Paz

ONU pede que Mundo observe um minuto de silêncio em nome da Paz

Em 30/11/1981 a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) fixou uma data permanente para a celebração de um Dia Internacional da Paz: o dia 21 de Setembro.

A Assembleia Geral proclamou o Dia como uma data de cessar-fogo em áreas de conflito e de não violência em todo o mundo.
Desde então a ONU tem celebrado este dia, cuja finalidade não é apenas que as pessoas pensem na paz, mas sim que façam também algo a favor da paz.
Segundo a ONU, a data deve constituir-se como um tempo propício para concentrar os esforços das Nações Unidas, dos seus países membros e de toda a humanidade, a fim de promover os ideais da paz e para manifestar, com clara evidência, o seu compromisso com a paz, de todas as formas.
A ONU incentiva que o Dia pela Paz Mundial seja celebrado também espiritualmente e que os vários grupos religiosos rezem pela Paz Mundial.
Por isso, faz questão que em todas as comunidades se façam orações e se renove o compromisso com a justiça e a paz.
Secretário-geral da ONU lança apelo ao desarmamento nuclear no Dia Internacional da Paz
O secretário-geral da ONU lançou este ano (em 18/09) um apelo ao desarmamento e à não-proliferação nuclear por ocasião do Dia Internacional da Paz, que se celebra a 21 de Setembro.

‘Neste Dia Internacional da Paz, a minha mensagem é simples: Temos de Desarmar! Temos de viver em paz’, afirma Ban Ki-moon numa mensagem divulgada pela ONU, apelando também a uma reflexão sobre os horrores e o custo da guerra.

A iniciativa soma-se ao Dia Mundial da Paz criado pelo Papa Paulo VI, com uma mensagem datada de 08/12/1967, para que o primeiro fosse celebrado sempre no primeiro dia do ano civil (1º de janeiro), a partir de 1968, o que vem ocorrendo desde então.
Para cada ano um novo tema é escolhido (em 2009: “Combater a pobreza, construir a Paz”), e o de 2010 já está definido pelo Papa Bento XVI : “Se quiser cultivar a Paz, preserve a criação“.

Deixe um comentário