Farejador de Plágio

Programa de computador desenvolvido por um professor universitário de Santos promete acabar com a cópia de trabalhos prontos

(a partir de matéria de Ednaldo Andrade para a Revista Ensino Superior, edição 132, no UOL)

Fernando Campos de Macedo (UniSantos), o criador do softwareO professor de ciências da computação na Universidade Católica de Santos (UniSantos), Fernando Campos de Macedo, é o criador do programa  chamado de Agente de Busca de Similaridades: um software criado para apontar plágios em trabalhos e pesquisas escolares, a partir de textos publicados na internet e que é capaz de analisar, ao mesmo tempo, até 36 arquivos no formato ‘doc’ ou ‘txt’, apontando a porcentagem de plágio, além de gerar relatórios que podem ser impressos para comprovar a fraude.

Ana Lúcia Pegetti, professora do curso de sistema de informação da Faculdade do Litoral Sul Paulista (FALS), em Praia Grande, chegou a reprovar o trabalho de conclusão de curso (TCC) de um grupo de estudantes, depois de utilizar o programa por suspeitar da autenticidade do trabalho apresentado.

“Durante quatro meses esse grupo não havia apresentado nenhum material relacionado ao TCC e, de uma hora para outra, eles apareceram com um trabalho super bem-escrito. Submeti o trabalho ao Agente de Busca de Similaridades e não deu outra: mais de 80% de plágio”, recorda Ana.

Além de prometer poupar o professor de assinar um trabalho inverídico, o software também deve reduzir o tempo de verificação gasto pelos docentes. O criador do software, Fernando Macedo, começou a trabalhar no programa ainda em 2003, quando era estudante universitário, ao perceber a dificuldade e a demora de um de seus professores em verificar a veracidade de alguns trabalhos apresentados em sala de aula.

O programa antiplágio pode ser acessado de qualquer parte do Brasil, por meio do site da UniSantos: www.unisantos.br/detectaplagio.

3 Respostas to “Farejador de Plágio”

  1. O link não está funcionando.

    • ehlsinore Says:

      De fato, Luís Cláudio, não sei o que se passou. Fui atrás e já não mais está disponível o programa para ser baixado na Unisantos ou em qualquer outra página da rede. Uma ótima iniciativa que ficamos sem acesso e não tenho ideia do porquê.

  2. Queluz Vilela Says:

    Hummm… É uma pena mesmo, pois esse programa deveria ser super exposto e divulgado. Seria uma ótima ferramenta para professores… Ou não será nada disso???? Será uma FRAUDE?!?!?!?!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: