Feliz 2010

Bonne Année / Happy New Year
Em duas épocas do ano a Civilização Cristã ou a Cristandade celebra a renovação: no Natal e na Páscoa. As duas ocasiões, cada uma a seu tempo, e respectivamente, estruturam como eixo todo um período de preparação e vivência para essas festas. Concentremo-nos na que ora vivemos. No Natal, o Verbo se fez carne, isto é, o Absoluto/Infinito/Eterno, como o próprio termo designa, nasceu entre nós para habitar na nossa história.

Esse sentido originalíssimo e único da experiência cristã resgata e dá plena atualização às ideias de vida nova, luz e recomeço amarrando a pessoa humana, a terra, a natureza e o próprio universo em um único processo de renovação.  No período chamado no orbe católico de Advento, abrangido mais ou menos pelas quatro semanas anteriores à primeira noite do Natal,  somado àquele que se segue à Missa do Galo (chamado liturgicamente “Tempo do Natal”, contemplando a solenidade da Mãe de Deus, 1 de janeiro, e a Festa da Epifania ou dos Reis Magos), outras experiências religiosas também marcam essa mesma atenção.

Da religião mesopotâmica (mitologia suméria), baixo relêvo achado na antiga cidade de Susa no império persa (atual Shush no Irã): a deusa Ninhursag (isto é "Senhora da Montanha Sagrada", em acádio Belit-ili, "Senhora dos Deuses", símbolo da terra fértil, mãe, entre outros, de Marduk, deus supremo da Babilônia) com o espírito das florestas próximos à árvore da vida (alguns acreditam não ser Ninhursag a deusa retratada aqui, mas Ninlil, "Senhora do Ar/Ventos", esposa de Enlil, identificada muitas vezes com Ninhursag).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: