A Igreja Católica: Construtora da Civilização

Já ouvimos todos esse papo antes, não ouvimos?

“A Igreja Católica é inimiga da ciência, do progresso e da razão”.

Bom, isso é tudo tolice e nós iremos provar sem dó.

Bem-vindos ao “A Igreja Católica: Construtora da Civilização”.

Episódio 1, parte 1.

“Introdução: Desvendando as falsificações sobre a Igreja Católica e seu impacto na Civilização Ocidental.”

VOCÊ SABIA?

  • Que a Igreja Católica Romana forneceu mais ajuda e apoio financeiro ao estudo da Astronomia, por mais de seis séculos – da recuperação do saber antigo da Baixa Idade Média ao Iluminismo -, do que qualquer outra e, provavelmente, todas as outras instituições? (John Lewis Heilbron, Universidade da Califórnia, em Berkeley).
  • Que a Igreja Católica teve de empreender a tarefa de introduzir a lei do Evangelho e o Sermão da Montanha entre os povos bárbaros que tinham o homicídio como a mais honrosa ocupação e a vingança como sinônimo de justiça? (Christopher Dawson *).

Série da EWTN exibida em 2008, com 13 episódios, apresentada por Thomas E. Woods, baseada no livro de sua autoria Como a Igreja Católica Construiu a Civilização Ocidental (obtenha um capítulo da obra em inglês clicando em How the Catholic Church Built Western Civilization).

Woods bacharelou-se em História pela Universidade de Harvard e obteve o  mestrado e doutorado também em História na Universidade de Colúmbia.

Quem disse ser a Terra plana? Foi essa a objeção à viagem de Colombo?

Desvendando mais uma falsificação historiográfica:

Veja esses e os demais vídeos da série legendados em português já disponíveis na página ao lado sobre a série.

Thomas E. Woods, Jr, nascido em 01/08/1972, é membro sênior do Mises Institute e autor de diversos livros, alguns incluídos entre os bestsellers da lista do New York Times: The Politically Incorrect Guide to American History (2004) e, mais recentemente, Meltdown: A Free-Market Look at Why the Stock Market Collapsed, the Economy Tanked and Government Bailouts Will Make Things Worse (2009). Dentre seus outros livros de sucesso, além do já citado How the Catholic Church Built Western Civilization (2005) , cumpre destacar: 33 Questions About American History You’re Not Supposed to Ask (2007) e The Church and the Market: A Catholic Defense of the Free Economy (2005) .

Veja artigos de sua autoria sobre economia e atualidades, traduzidos por Leandro Augusto Gomes Roque, no sítio do Instituto Ludwig von Mises Brasil e mais sobre o autor na sua página oficial: Tom Woods.

Anúncios

2 Respostas to “A Igreja Católica: Construtora da Civilização”

  1. ehlsinore Says:

    Deve-se observar que o termo “bárbaro” empregado por Dawson remete aos povos que, em grandes ondas migratórias, deslocaram-se pela Europa entre os séculos II e X d.C.: germanos, em primeiro lugar, mas também eslavos, escandinavos e magiares e outros.
    Já “civilização” (= cultura urbana) e “cultura” quando exprimidas por Woods, longe de carregar qualquer sentido eurocêntrico, remetem à ideia de “promoção humana” que qualquer cultura deve portar e proporcionar.
    Nesse aspecto o Evangelho dada a sua radical inserção na humanidade, visando a plenitude desta humanidade concretizada na história, ao enraizar-se nas sociedades e nos corações, atua melhorando a condição humana.
    Assim, uma cultura evangelizada necessariamente traz avanços em relação a seu estágio anterior, os quais, porém, podem ser perdidos à medida que tal fermento seja abandonado ou esquecido.
    É essa a perspectiva da série televisiva apresentada por Woods, trazendo-nos a riqueza de, com objetividade, nos fornecer elementos para tais considerações.

  2. Olá, gostei muito de seus artigos, gostaria de te convidar para partipar de uma rede de troca de conteúdo, para mais detalhes me adiciona no msn co_herdeiro@hotmail.com ou me manda um email ok, ou ainda veja mais detalhes em http://www.ocasional.com.br/howto.aspx Abraços. Samuel

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: