Para recordar: BISPOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO lançaram em julho NOTA sobre as ELEIÇÕES

ORIENTAÇÕES E CRITÉRIOS PARA AS PRÓXIMAS ELEIÇÕES

Os bispos do Regional Leste 1 da CNBB (estado do Rio de Janeiro*), divulgaram, no dia 12/VII/2010, uma nota com orientações e critérios para as eleições agora de outubro.  Ressaltam-se dela, como critérios de escolha,  o compromisso com a defesa e promoção da  dignidade da pessoa humana e da vida, da família, da liberdade de educação, da solidariedade, da subsidiariedade e da cultura da paz. Todos abaixo detalhados. A nota na íntegra pode ser lida na página da Regional Leste 1.

  1. O primeiro critério para votar em um candidato é a defesa da dignidade da Pessoa Humana e da Vida em todas as suas manifestações, desde a sua concepção até o seu fim natural com a morte. Rejeitamos veementemente toda forma de violência, bem como qualquer tipo de aborto, de exploração e mercado de menores, de eutanásia e qualquer forma de manipulação genética.
  2. O segundo critério é a defesa da Família na qual a pessoa cresce e se realiza. Por isso devem ser votados aqueles candidatos que incentivam, com propostas concretas, o desenvolvimento da família segundo o plano de Deus. Opõem-se ao casamento entre pessoas do mesmo sexo, à adoção de crianças por casais homoafetivos, à legalização da prostituição, das drogas e ao tráfico de mulheres.
  3. O terceiro critério é a liberdade de Educação, pela qual os pais têm o direito de educar os filhos segundo a visão de vida que eles julguem mais adequada. Isso comporta uma luta pela qualidade da escola pública e pela defesa

    Bispos da Província Eclesiástica de Niterói (pertencente ao Regional Leste 1 da CNBB, abrange Niterói e as dioceses sufragâneas) durante a visita 'ad limina Apostolorum', em 23 de setembro, sendo recebidos pelo Papa em Castel Gandolfo. Iniciada em 20 de setembro, a quinquenal visita ad limina, envolveu todos os bispos da Regional e foi concluída ontem, dia 29.

    da escola particular, defendendo o ensino religioso confessional e plural, de acordo com o princípio constitucional da liberdade religiosa, reconhecido também no recente Acordo entre Brasil e Santa Sé.

  4. O quarto critério é o princípio da solidariedade, segundo o qual o Estado e as famílias devem ter uma particular atenção preferencial pelos pobres, àqueles que são excluídos e marginalizados. Deve-se garantir uma cidadania plena para todos/as, assegurando o pleno exercício dos direitos sociais: trabalho, moradia, saúde, educação e segurança.
  5. O quinto critério é o princípio de subsidiariedade, ou seja, haja autonomia e ação direta participativa dos grupos, associações e famílias fazendo o que podem realizar, sem interferências ou intromissões do Estado. Este deve apoiar e subsidiar, nunca abafar ou sufocar as liberdades e a criatividade das pessoas. Assim elas poderão exercer uma cidadania ativa e gestora.
  6. Enfim, diante de uma situação de violência generalizada, os candidatos devem, de forma concreta e decidida, comprometer-se na construção de uma Cultura da Paz em todos os níveis, particularmente na educação e na defesa da infância e da adolescência.

* O Regional Leste 1 da CNBB conta com duas arquidioceses: a de Niterói e de São Sebastião do Rio de Janeiro, e com oito dioceses sufragâneas no total. A arquidiocese de NITERÓI (Dom Alano Maria Pena, auxiliar: Dom Roberto Francisco Ferrería Paz) é composta das dioceses de CAMPOS (Dom Roberto Gomes Guimarães), NOVA FRIBURGO (Dom Edney Gouvêa Mattoso) e PETRÓPOLIS (Dom Filippo Santoro). Da arquidiocese de SÃO SEBASTIÃO DO RIO DE JANEIRO (Dom Orani João Tempesta, auxiliares: Dom Edson de Castro Homem, Dom Antônio Augusto Dias Duarte, o atual secretário geral da CNBB Dom Dimas Lara Barbosa e Dom Assis Lopes) fazem parte as dioceses de BARRA DO PIRAÍ-VOLTA REDONDA (Dom Frei João Maria Messi), DUQUE DE CAXIAS (Dom José Francisco Rezende Dias), ITAGUAÍ (Dom José Ubiratan Lopes), NOVA IGUAÇU (Dom Luciano Bergamin) e VALENÇA (Dom Frei Elias James Manning).

O presidente do Regional Leste 1 é o bispo emérito de Nova Friburgo (Dom Rafael Llano Cifuentes), o bispo de Itaguaí é o vice e o secretário é o bispo de Petrópolis.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: