12 de outubro: Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil, e 4 de outubro: São Francisco de Assis

A cantora Joanna, em Aparecida do Norte (12/X/2002), grava ao vivo o cd e o dvd “Joanna em Oração”, onde interpreta a canção

Viva a Mãe de Deus e Nossa

Chegada da romaria dos universitários do movimento católico Comunhão e Libertação à Basílica de Nossa Senhora da Conceição Aparecida em 19/VII/2009

Roberto Carlos e Luciano Pavarotti cantam juntos, em italiano, AVE MARIA (Rio Grande do Sul, Brasil, 6 de abril de 1998).

Ao som da “Romaria” composta por Renato Teixeira em homenagem à Senhora de Aparecida e cantada aqui pelo própriocompositor, a singela homenagem de Ruth Menezes aos romeiros de São Francisco das Chagas em Canindé, Ceará, destino da 2ª maior peregrinação no mundo devotada a São Francisco (superada apenas pela peregrinação em direção a Assis, na Itália, terra natal do Santo). Na semana de 26 de setembro a 4 de outubro (dia de São Francisco), cerca de 2,5 milhões de pessoas visitam a cidade.

Em 1775, o sargento-mor português, Francisco Xavier de Medeiros, estabeleceu-se às margens do Rio Canindé, e logo depois iniciou a construção de uma capela em honra a São Francisco das Chagas, que é o marco histórico e religioso de Canindé.

Esta capela ficou pronta em 1796 e a primeira imagem de São Francisco, que veio de Portugal, é mais conhecida como São Francisquinho.

A denominação original da cidade era “São Francisco das Chagas do Canindé” até o ano de 1914, quando passou a chamar-se simplesmente “Canindé”.

A “Romaria a Canindé” ou “A festa de São Francisco” é uma das festas religiosas mais antigas do Ceará. Nela, ainda hoje é conduzida solenemente a imagem antiga de São Francisco, mais conhecida como São Francisquinho, a qual remonta aos começos da construção da capela em 1775, senão à época anterior, na tradicional procissão do dia 4 de outubro.

Segundo a tradição, em 1796 o célebre missionário capuchinho Frei Vital de Frascarolo teria intervido em favor da aquisição de uma segunda imagem, maior, que chegou no ano seguinte e acha-se atualmente no Altar-Mor da Basílica. A cidade possui também a maior estátua de São Francisco de Assis do mundo, medindo 30,25 metros de altura.

2 Respostas to “12 de outubro: Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil, e 4 de outubro: São Francisco de Assis”

  1. Olá …a música Romaria que está no seu site, é cantada pelo autor da mesma,Renato Teixeira,Almir Sater nunca a gravou..
    abraços Paz !!!

    • ehlsinore Says:

      Grato Mel pela dica corretiva, fui induzido ao erro pela identificação feita no youtube. Mas não tem desculpa, comi mesmo mosca e já providenciei a correção no post. Entretanto cabe-me observar que o Almir Sater também gravou Romaria, veja em . Um grande abraço, Manuel Rolph (ehlsinore).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: