FACEBOOK AMEAÇA MUDAR POLÍTICA DE PRIVACIDADE E RETIRAR DIREITOS DO USUÁRIO

Para quem se importa com a política de privacidade do Facebook e mudanças que retirem nossa possibilidade de opinar e ser contra elas.

ESTÁ EM CURSO UMA VOTAÇÃO SOBRE TAIS MUDANÇAS e está disponível em português

Informa o Facebook:
“Os usuários poderão votar se querem ou não as seguintes atualizações:
• O Facebook não permitirá mais a votação em suas mudanças de conduta. Porém, a empresa permitirá que membros enviem feedback para o CPO Erin Egan e também conduzirá webcasts para promover discussões.
• O Facebook compartilhará informações de usuários com seus parceiros como o Instagram, comprado pela companhia em abril de 2012.
• O Facebook habilitará novos filtros para gerenciar os inboxes de mensagens privadas.
• O Facebook mudará a nomenclatura de alguns produtos.
• O Facebook vai esclarecer exatamente quem pode ver e quais publicações na Timeline.”
(Vide em http://www.facetudo.com.br/direito-de-voto-usuarios-do-facebook-tem-5-dias-para-decidir/)

A VOTAÇÃO ESTÁ ABERTA apenas ATÉ o dia de AMANHÃ: 10dez2012 ENCERRANDO-SE às 18 HORAS (horário de Brasília).

Estão disponíveis os textos completos (e bastante extensos) do que vigora e do que se pretende tornar vigente. São eles a Declaração de direitos e responsabilidades (atende pelas siglas SRR, em inglês, ou DDR) e a Política de uso de dados. Os links para lê-los na sua íntegra estão disponíveis na página de votação

A mudança fundamental proposta, após minha leitura dos textos: querem tirar a nossa liberdade de interferir nas mudanças da política de privacidade do Facebook, fazendo entender que, ao não nos manifestarmos agora, há aceitação desta mudança, tornando possíveis outras futuras mudanças sem a nossa consulta e permitindo apenas como contraditório a futuras alterações na governança do Facebook a exclusão por nós de nossos perfis: ao não excluirmos os nossos perfis a estaremos aceitando por suposto qualquer mudança proposta pelo Facebook.

Se 30% dos usuários não se manifestarem pelo voto agora, a maioria obtida nesta votação pode não ser considerada pelo Facebook, mesmo que seja amplamente contrária a tais alterações.

As pessoas estão votando e a imensa maioria deixando comentários reafirmando a sua disposição contrária às mudanças propostas.

Quem for “a favor” deve votar pelos documentos propostos, quem for “contra” deve votar pelos documentos existentes. A votação termina “no dia 10 de dezembro de 2012 às 12:00h (PST)” ou seja às 18 horas do dia 10 de dezembro pelo nosso horário.

Ao votar aparece a seguinte mensagem “Agradecemos a sua participação no voto para governança de site do Facebook. Até o momento, os resultados da votação estão sendo exibidos abaixo e sujeitos a um pequeno atraso. A votação termina em 10 de dezembro de 2012 às 12:00h (PST*) e os resultados finais serão anunciados no dia seguinte” e o resultado parcial da votação.

Nessa ocasião é também oferecido como meio de se cientificar de eventuais propostas de alteração nos documentos que regem o Facebook curtir a página de governança do sítio.

Quando votei 73,941 haviam se manifestado a favor da alteração e 528,112 contrários. Observem que somos mais de 1 bilhão de usuários do Facebook, portanto temos que nos empenhar em divulgar a votação caso desejemos que nossa voz seja ouvida.

Segundo o Jornal do Brasil no ano passado “342,632 pessoas votaram nas alterações – o que correspondia apenas a 0.038% do total de usuários à época“ (http://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/noticias/2012/12/05/privacidade-usuarios-do-facebook-tem-cinco-dias-para-votar/)

Link pra votar: http://apps.facebook.com/fbsitegovernance/

Veja também em http://idgnow.uol.com.br/internet/2012/12/04/facebook-abre-votacao-que-pode-acabar-com-direito-de-opiniao-dos-usuarios/

&

http://www.facetudo.com.br/noticias/

* PST é “Pacific Standard Time” (horário padrão da costa oeste estadunidense) e corresponde a 8 horas a menos que Greenwich (o horário padrão por nós adotado no Brasil). O fuso horário de Brasília é menos 3 horas que o meridiano de Greenwich (horário GMT). Assim a diferença entre o fuso horário de Brasília e o horário PST é de 5 horas a mais ou, no horário de verão, 6 horas a mais (vide: http://www.apolo11.com/tictoc/hora_eua.php).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: