OBRAS RARAS DO CATOLICISMO: campanha de digitalização

Obras Raras do Catolicismo

bannercampanhadigitaliz

Entre os diversos periódicos depositados no sítio, destaque para alguns números da revista “A Ordem”, importante veículo do laicato (embora nela também escrevessem clérigos) e da intelectualidade católica brasileira. No período de sua publicação brilhou em dois grandes momentos: a fase inicial dirigida por Jackson de Figueiredo (1921-28) e, logo depois, sob a direção do grande Alceu Amoroso Lima (Tristão de Athayde) contribuiu decisivamente para renovação do Catolicismo brasileiro nos anos 30 e 40. A revista, publicada até 1980, era vinculada ao Centro Dom Vital, fundado em 1922. Ambas as iniciativas tiveram como grande animador o arcebispo do Rio de Janeiro Dom Sebastião Leme, homem de grande visão e iniciativa. O Centro Dom Vital atingido nos anos 60 pelos dilemas internos da Igreja em nosso país e, após um período de hibernação, retomou agora em março de 2012 as suas atividades, tendo como atual presidente Luiz Paulo Horta. No sítio Obras Católicas podem ser feitos downloads de números da revista A Ordem, com interrupções, de 1937 a 1961.

Agrupadas em diversas categorias (Apologética, Bíblia, Biografia, Catecismo, Direito Canônico, Escatologia, Espiritualidade, Filosofia, História, Homiléticas, Liturgia, Patrologia, Revistas, Teologia, Boletins Informativos) o sítio é resultado de uma primeira campanha “iniciada em agosto de 2009 e concluída no mês de maio de 2011, tendo por objetivos imediatos a preservação e a divulgação de livros importantes que, por razões diversas, deixaram, desde há alguns anos, de ser editados no Brasil e mesmo no exterior”.

Além de clicar nas imagens para se chegar ao sítio das obras, pode-se buscar na lista de links na coluna à direita dos posts aqui publicados o endereço ora comentado.

Entre as muitas e importantes obras, para oferecer uma ideia do que pode ser achado, destacamos:

La Inquisición en España, Pe. Bernardino Llorca, S.J.

Diccionario de Patrística (sécs I a VI),  César Vidal Manzanares

Suma de Teología (Suma Teológica), Sto. Tomás de Aquino

Dictionnaire de Théologie Catolique, 15 vols.

Historia de la Liturgia, 2 vols., Mario Righetti

Outra dica, vide também: Livros Católicos para download

Deixe um comentário