São também os Papas da minha história

João Paulo II, Bento XVI e Francisco Photo by padresavio • Instagram

2 Respostas to “São também os Papas da minha história”

  1. Gesiel Júnior Says:

    Quem aparece ao meio não é o Papa Francisco… É outro bispo. Na época desta foto o padre Jorge Bergoglio nem era bispo. São imagens e informações distribuídas erroneamente.

    • ehlsinore Says:

      Olá, Geisel júnior, apesar do caráter sucinto sem fonte de sua observação, agradeço o toque.

      Esta foto na qual se pretendia reunir três gerações de Papas em um único “click” correu na rede internacional de computadores tão logo se deu a conhecer o Cardeal Bergoglio como Papa. Estimulado por sua questão, algo que me passara batido, procurei a data da foto. Não era ela acompanhada por esta informação.

      Sem datação, não se sustentava o argumento que não seria Bergoglio na foto por não ser bispo na ocasião: nomeado bispo auxiliar de Buenos Aires (sé titular de Auca ou Aucensi) pelo Papa João Paulo II em 20mai1992 e ordenado em 27jun1992, passou a arcebispo coadjutor de Buenos Aires em 3junho1997 e arcebispo metropolitano de Buenos Aires no dia 28fev1998. É o Papa João Paulo II ainda quem o nomeia ordinário para os fiéis de rito oriental sem ordinário próprio na Argentina em 30nov1998 e o faz cardeal no Consistório Ordinário Público que presidiu em 21fev2001 quando recebeu o título de cardeal-presbítero de São Roberto Belarmino. Ainda durante o pontificado de João Paulo II (1978-2005), Bergoglio participou de diversos dicastérios na Cúria Romana (Congregações para o Clero, para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos e para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, Pontifícia Comissão para a América Latina e Pontifício Conselho para a Família).

      Assim, não seria a falta de oportunidade motivo para contestar a presença de Bergoglio na foto. Claro, apesar de não ter comentado, Geisel Júnior, teríamos ainda a questão de se notar alguma dessemelhança do personagem do centro da foto com Bergoglio. Quando vi a foto da primeira vez não achei que fosse muito parecido, mas afinal passados alguns anos há quem mude e aceitei, até pela alegria da síntese que a foto assim transmitiria.

      Até que veio a sua observação e fiquei com a pulga atrás da orelha, passando a procurar algo que justificasse a contestação da foto de modo objetivo e preciso. E achei.

      A foto em questão é de autoria de Massimo Sambucetti da Associated Press (Vatican Pope John Paul II Greets Joseph Cardinal Ratzinger).

      E foi obtida em 20dez1985 por ocasião dos cumprimentos de Natal dados a João Paulo II pelos cardeais na Sala Clementina do Vaticano.

      A excelente matéria da LUMEN FIDEI La sorprendente foto falsa de «los tres Papas» en «The Times» y sus virales consecuencias identifica o terceiro personagem: é o cardeal Luigi Dadaglio (1914-1990).

      Infelizmente os falsários da rede, como denuncia esta mesma matéria, diante da contestação, para dar maior credibilidade à foto, tomaram o original e trocaram o rosto de Dadaglio pelo de Bergoglio. O pessoal não é brincadeira…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: