RETROSPECTIVA 2013 (em construção)

NELSON MANDELA

Em 05dez2013 faleceu Nelson Mandela, ícone da luta contra o regime de segregação racial da África do Sul (apartheid).

Em 05dez2013 faleceu Nelson Mandela, ícone da luta contra o regime de segregação racial da África do Sul (apartheid).

Nelson Mandela, o Mandiba, como é chamado carinhosamente por seus conterrâneos, sem desmerecer a dimensão de sua obra, não era tão isento de controvérsias como as homenagens por ocasião de sua morte parecem fazer crer. A grande questão, porém, como ponto de reflexão para todos nós que observamos e participamos dos acontecimentos históricos e somos chamados a agir em nosso cotidiano, independente do tamanho do papel na história do nosso tempo, é perceber, identificar e compreender que, a depender de circunstâncias, as quais nunca saberemos exatamente quais sejam,  a atitude pessoal, a postura e a iniciativa que um ou dois ou um punhado vier a tomar pode fazer a diferença.

Procure-se saber como estava a África do Sul quando em 1990, desde 1964 condenado à prisão perpétua, Mandela é solto como resultado de uma enorme campanha no país e mundo afora. Quando se poderia imaginar uma atitude revanchista vingando por todo o sofrimento que ele e os seus tiveram que passar, Nelson Mandela estende a mão no intuito de construir uma África do Sul unida e acolhedora de todos, brancos e negros.

O gesto encontra repercussão do outro lado, que poderia também ter feito diferente e não fez: o presidente de então da África do Sul Frederik de Klerk, branco, “carcereiro” dos últimos anos de prisão de Mandela. De Klerk e Mandela passaram a agir surpreendentemente sintonizados, encontrando resistência em suas próprias fileiras de gente que tentou agir para sabotar a iniciativa. Os dois, Mandela e de Klerk, são os ganhadores do Prêmio Nobel da Paz de 1993. Notável é o fato que o órgão responsável por fazer o relatório da violação dos direitos humanos durante o apartheid (pois dar as mãos não significava jogar a sujeira para debaixo do tapete) chamava-se “Comissão da Verdade e da Reconciliação”, pois uma não pode existir sem a outra e nenhuma delas pode ser alcançada com sectarismo. Demonstra-se aqui de modo cabal que a História não é dada, apenas condiciona e, se não sabemos efetivamente quando vamos fazer diferença, não podemos abrir mão de sermos nós mesmos e de tentar fazer a diferença.

ELECTIONS: 16MAR1994 - National Party (NP) leader F. W. de Klerk and African National Congress leader (ANC) Nelson Mandela shake hands before a pre-April 27 election live television debate watched by an estimated 5 million South Africans. (Photo by Paul Velasco / PictureNET Africa) handshake smiles happy media TV.

ELECTIONS: 16mar1994 – National Party (NP) leader F. W. de Klerk and African National Congress leader (ANC) Nelson Mandela shake hands before a pre-April 27 election live television debate watched by an estimated 5 million South Africans. (Photo by Paul Velasco / PictureNET Africa) handshake smiles happy media TV.

Veja também: Fundação Mandela e o legado do líder sulafricano

EXORTAÇÃO APOSTÓLICA EVANGELII GAUDIUM

Leia também:

Papa apresenta «guião» para o pontificado

25 ANOS DA ABERTURA DO CONCÍLIO VATICANO II

CANONIZAÇÃO DE JOÃO XXIII & JOÃO PAULO II
SOLSTÍCIO DE PROTESTOS

18jun2013: a artista visual Laura Viana chama-nos a atenção para os protestos contra o aumento das tarifas ocorrerem na épocas das festas juninas.

Enquanto no hemisfério norte junho é ocasião do solstício de verão, no sul é solstício de inverno com as típicas festividades do período: Santo Antônio, São João e São Pedro. E, de repente, somos surpreendidos com manifestações que até então vinham ocorrendo apenas acima do Equador, convocadas a partir das redes virtuais.

Charge Clayton para o Jornal O POVO, em 23/06/2013

Em 23jun2013 vazava na rede o esquema ultrassecreto da próxima ação vândala nas manifestações!

Em 23jun2013 vazava na rede o esquema ultrassecreto da próxima ação vândala nas manifestações!

Combate à Corrupção

No blog http://wp.me/sCh9g-2624 e http://wp.me/pCh9g-HM

Reforma Política e Partidária
Impostômetro: Reforma Tributária
A Quem Serve a Copa?
Desordem Urbana

Fonte das charges:

http://www.antonioalmeidanews.com/noticia-protestos-pelo-brasil-viram-charges-747.html

http://noticias.uol.com.br/album/2013/06/18/protestos-pelo-brasil-viram-charges.htm

http://www.esmaelmorais.com.br/2013/06/charge-do-dia-protestos-sem-rumo/

http://visaonorte.blogspot.com.br/2013/06/sobre-os-protestos-no-brasil.html

http://blogs.odiario.com/cafecomjornalista/tag/charge/

A CHEGADA DO PAPA FRANCISCO I

Eleição

Falava-se na ocasião do conclave de muitas e variadas opções e havia os mais cotados. Entre estes um brasileiro, D. Claudio Hummes, arcebispo de São Paulo.  O Espírito Santo sempre a brincar e a surpreender, de onde menos se esperava: jesuíta e argentino, e então se lembrou que, afinal, Deus já é brasileiro! Os critérios de Deus nunca são os do mundo. Sopra onde quer e é vezeiro em escolher os menos esperados, basta percorrer os eleitos na Bíblia. Viva o Papa Francisco I!

Cardeal Bergoglio tomando mate nas ruas de Buenos Aires

No blog http://wp.me/pCh9g-Hl
JMJ no Rio de Janeiro
Nova Encíclica
RENÚNCIA DO PAPA BENTO XVI


Bento XVI: Calendário do Pontificado

No blog http://wp.me/pCh9g-FA

REDE DE SUSTENTABILIDADE: CAMINHOS E OBSTÁCULOS

No blog http://wp.me/sCh9g-2674

CRISTIANOFOBIA: ATAQUES À PRESENÇA DO CRISTIANISMO

No blog http://wp.me/pCh9g-EM

YOANI SANCHEZ E OS DIREITOS HUMANOS

#Cuba Bravo por #Garrincha y su excelente humor! pic.twitter.com/NNIYsHKGhx

#Cuba Bravo por #Garrincha y su excelente humor! (Do twitter de Yoani)

Envolvidos em nosso cotidiano, a evocação à Cuba nos remete, no frescor de nossa memória, à vinda dos médicos cubanos ao Brasil. Mas se este episódio vem a nossa lembrança tal se dá mais por, reconhecendo a incompetência governamental no setor, ter sido apresentada a iniciativa como uma espécie de socorro ao nosso combalido sistema de saúde. A ilha mesma, suas virtudes e mazelas, as dificuldades e perseguições sofridas por quem busca fazer uso do legítimo direito de discordar das orientações dadas pelo governo de seu país, tudo isso parece bastante distante a imensa maioria de nossa população. Todavia a visita ao Brasil de uma simples blogueira dissidente do regime ditadorial dos irmãos Castro revela-nos que o que lá acontece não está assim tão distante da gente.

Ícone dos adeptos da luta armada para a promoção social, a ilha de Cuba alimenta o sonho dos utopistas que não se importam em massacrar tantas pessoas quantas sejam necessárias para implantar unilateralmente o ideal de um igualitarismo mais existente no papel e nas ideias que na realidade e que apenas tem servido para se implantarem novos privilégios, o questionar a situação vigente na ilha é algo impensável. Um tema tabu para a maioria dos grupos de extrema esquerda, incluídos os brasileiros, assim como para os simpatizantes linha de frente de um governo cuja política externa faz muito trocou a defesa pragmática da soberania nacional tão exemplarmente desenhada nas ações do Barão do Rio Branco por um companheirismo ideológico subserviente aos camaradas do exterior.

De Cuba - com carinho

Justamente por isso, a enorme e furibunda reação desses setores à visita da blogueira Yoani Sánchez. Revelou-se o pior desses segmentos que aqui, como acolá, tentaram abafar a sua voz. O ocorrido mais que desnudar o tipo de prática de que tal gente é capaz, trouxe à luz do sol uma militância intolerante que frequentemente age ao nosso lado subterraneamente para solapar a menor insinuação discordante do oficialismo governamental.  

Yoani Maria Sánchez Cordero, nascida em 04set1975, criou em 2007, trabalhando como webmaster, escritora e editora do portal Desde Cuba, o blog “Geração Y” (La Generación Y), o qual em breve adquiriu enorme repercussão, inclusive internacional, chegando a incomodar o regime castrista pela maneira como aborda o dia-a-dia na ilha: reconhecendo os avanços obtidos, mas sem jogar a sujeira pra debaixo do tapete, expondo um regime envelhecido agarrado ao poder, as dificuldades da economia, mas também o amor por seu país e a força da cultura cubana.

Após quase 5 anos sem poder sair de Cuba, em 2013 acabou por obter uma autorização de viagem para participar de debates e entrevistas, receber prêmios e outros eventos nos mais diferentes países. Entre eles o Brasil, onde programou-se o lançamento do documentário Conexão Cuba-Honduras gravado pelo cineasta brasileiro Dado Galvão, sessões de autógrafos de seu livro De Cuba – com carinho (editado no Brasil pela Contexto desde 2009), debates e seminários onde sobre o tema da Liberdade de Expressão.

No Torre Leste http://wp.me/sCh9g-2659

Contatos de YOANI SÁNCHEZ:

Yoani Sánchez no Twitter

e-mail: yoani.sanchez@desdecuba.com

Yoani Sánchez Compte (TWITTER) certifié
@yoanisanchez 

Blogger, vivo en La #Habana y cuento mi realidad en 140 caracteres Twitteo fundamentalmente por SMS. Amo a #Cuba la #literatura el #periodismo y la #tecnología

Cuba ·

Blog Generación Y:  lageneraciony.com

Blog Generación Y em português

– antigo endereço: http://www.desdecuba.com/generaciony_pt/

– novo endereço: http://generacionypt.wordpress.com/

Robertico Carcassé critica al régimen de #Cuba en vivo por la TV vía @youtube (tuítado por Yoani Sánchez):

Forum 2000 @Forum_2000 Global forum for dialogue on #freedom, #democracy and #humanrights. 17th #Forum2000 Conference, Societies in #Transition, Sep 15–17, 2013, #Prague Prague · forum2000.czYoani Sánchez con el Dalai Lama en Forum 2000
@Forum_2000
Global forum for dialogue on #freedom, #democracy and #humanrights. 17th #Forum2000 Conference, Societies in #Transition, Sep 15–17, 2013, #Prague
Prague · forum2000.cz

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: