1 Janeiro 2014: Dia Mundial da Paz – COMECEMOS POR NÓS MESMOS

Madre Teresa e a Paz Mundial

“Fraternidade, fundamento e caminho para a paz”

“O que acontece no coração da humanidade?”

O Papa Francisco nesta quarta feira (01jan2014), na missa de Ano Novo celebrada de manhã na Basílica de São Pedro, na presença do corpo diplomático junto a Santa Sé, falou de “fome e da sede de justiça e de paz” e, mais tarde, em seu primeiro Angelus do ano, clamou por mais solidariedade e menos violência no mundo, diante de uma multidão de fiéis reunidos na Praça de São Pedro. Em ambas as ocasiões o tom e o conteúdo era dado pela Mensagem de Ano Novo divulgada pelo Vaticano em dezembro de 2013.

2013-12-31 Rádio Vaticana

FRATERNIDADE, FUNDAMENTO E CAMINHO PARA A PAZ – é o tema do Dia Mundial da Paz 2014, que a Igreja promove e celebra a 1 de Janeiro. Na sua primeira Mensagem para esta ocasião (texto integral na secção Documentos), Papa Francisco começa por recordar que “no coração de cada homem e mulher habita o anseio duma vida plena que contém uma aspiração irreprimível de fraternidade, impelindo à comunhão com os outros, em quem não encontramos inimigos ou concorrentes, mas irmãos que devemos acolher e abraçar.”
“Na realidade (logo observa o Papa, alargando o horizonte, de modo inclusivo), a fraternidade é uma dimensão essencial do homem… 

E conclui: Cristo abraça todo o ser humano e deseja que ninguém se perca. «Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele». «O que for maior entre vós seja como o menor, e aquele que mandar, como aquele que serve – diz Jesus Cristo –. Eu estou no meio de vós como aquele que serve». Deste modo, cada atividade deve ser caracterizada por uma atitude de serviço às pessoas, incluindo as mais distantes e desconhecidas. O serviço é a alma da fraternidade que edifica a paz.

(Texto completo em MENSAGEM DO SANTO PADRE FRANCISCO PARA A CELEBRAÇÃO DO XLVII DIA MUNDIAL DA PAZ)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: