Contribuição da Igreja para a Paz e ameaça de Secularismo agressivo às religiões na chegada do Papa ao Reino Unido

Papa Bento XVI cumprimenta estudantes enquanto a rainha Elizabeth II observa, em Edimburgo.

Ao lado do Papa, rainha destaca contribuição da Igreja à paz

(Fonte: Agência EFE)  A rainha Elizabeth II destacou nesta quinta-feira, 17/IX/2010, a influência da Igreja Católica na solução do conflito norte-irlandês e sua contribuição à paz mundial.
Em discurso de boas-vindas ao papa Bento XVI, no palácio de Holyrood, residência oficial da rainha Elizabeth II em Edimburgo, onde o Pontífice iniciou hoje uma visita de Estado ao Reino Unido, a rainha ressaltou o trabalho da Igreja no combate à pobreza e à mudança climática e a favor do desenvolvimento.
Ao mesmo tempo, Elizabeth II considerou que a religião não pode se transformar nunca em um veículo de ódio, pois não há justificativa para utilizar a violência em nome de Deus.
A rainha, chefe da Igreja da Inglaterra, disse que seu país é firme na hora de defender a liberdade de credo, pois, afirmou, é “o núcleo de nossa sociedade democrática e tolerante”.
“A religião foi sempre um elemento crucial na identidade nacional, e isto faz com que a relação entre diferentes credos seja um fator fundamental na necessária cooperação dentro das nações e entre elas”, especificou a soberana.
“Não deixemos que se ofusque o fundamento cristão que sustenta suas liberdades”

Entre os temas abordados no primeiro discurso de sua visita, o Papa alertou contra as “formas agressivas de secularismo”: “Hoje, o Reino Unido se esforça para ser uma sociedade moderna e multicultural. Nesta exigente empresa, espero que possa manter seu respeito pelos valores tradicionais e pelas expressões culturais que formas mais agressivas de secularismo hoje já não dão valor ou até não toleram”.

Um dos objetivos desta viagem é destacar o papel que as diferentes fés cristãs presentes no país, oficialmente anglicano, podem desempenhar em uma sociedade cada vez mais secularizada.

O papa Bento XVI chegou hoje a Edimburgo para iniciar uma viagem oficial e pastoral de quatro dias ao Reino Unido, a primeira visita de Estado de um Pontífice ao país desde que Henrique VIII rompeu com Roma, em 1534, pois visita de João Paulo II, em 1982, foi uma visita pastoral e não de Estado. A capital escocesa é a primeira etapa de uma viagem que levará o papa também a Glasgow, Londres e Birmingham.
Na tarde desta quinta-feira, o Papa viajará para Glasgow, também na Escócia, onde celebrará uma missa no parque de Bellahouston, antes de seguir para Londres, cidade na qual prosseguirá sua visita de Estado amanhã.

O ponto culminante de sua viagem será no domingo, na cidade inglesa de Birmingham, onde o papa beatificará o cardeal John Henry Newman, intelectual convertido do anglicanismo.

Veja detalhes do primeiro dia de visita (baixar arquivo em pdf): Papa no Reino Unido 16set2010, O coração da Inglaterra é cristão 16set2010, Homilia em Bellahouston Park 16set2010.

Segundo dia: Papa no Reino Unido 17set2010, Discurso na Westminster Hall 17set2010.

Terceiro dia: Papa no Reino Unido 18set2010.

Quarto dia: Papa no Reino Unido 19set2010, Homilia na beatificação de John Henry Newman 19set2010, Angelus – Newman filho de Maria 19set2010.

E de Roma: Balanço do Papa sobre visita ao Reino Unido 22set2010

cor ad cor loquitur

“o coração fala ao coração”


“A ORAÇÃO NOS TORNA SEMELHANTES A DEUS”

La Iglesia está de Fiesta por la beatificación del cardenal John Henry Newman. El Papa elevó a los honores de los altares a esta eminente figura, que surge a raíz de una larga tradición de santidad inglesa y que dedicó su vida a la búsqueda de la verdad. El lema del cardenal Newman, ‘el corazón habla al corazón’ –precisó Benedicto XVI durante su homilía- nos permite penetrar en su comprensión de vida cristiana como un llamado a la santidad, experimentada como un profundo deseo del corazón humano de entrar en comunión íntima con el corazón de Dios”.

Deixe um comentário